O Brasil é hoje um dos maiores produtores de lixo do mundo, gerando apenas em 2015 cerca de 79,9 milhões de toneladas de lixo em todo o País. Alguns podem pensar que por conta de nosso tamanho colossal é um número razoável, muito pelo contrário, nossa taxa de geração de lixo é 5x maior que a população.
Embora boa parte desses resíduos possam ser reciclados, apenas 3% desse total acabam sendo. Isso ocorre por inúmeros motivos: A falta de coleta, má destinação do lixo, separação inadequada e baixa tecnologia colocam nosso meio ambiente em risco.
Porém existe uma atitude muito simples e benéfica para a população, que você pode estar fazendo e que irá contribuir muito para mudar isso: Hoje metade do que produzimos de lixo em nossos lares é composto por orgânicos, ou seja, cascas de frutas, verduras e outros rejeitos alimentares, sendo assim podemos facilmente reutilizar eles através de uma composteira comunitária.
Uma composteira comunitária é um jeito simples de reunir a comunidade por um proposito, além de gerar compostos que podem ser usadas nas plantações.
Para fazer é muito simples: Primeiro de tudo, cave um buraco na terra de 60cm de diâmetro e 40cm de profundidade (o tamanho pode variar). Coloque os resíduos cobrindo-os com uma camada de terra ou folhas secas.
Também pode ser feito através de pilhas d e resíduos, amontoando os resíduos na forma de uma pirâmide, com 2 m de diâmetro na base e até 1 metro de altura, intercalando as camadas de resíduos de cozinha com uma camada de terra ou folhas secas. O processo irá levar de 3 a 4 meses até o composto ficar pronto.
Mora em apartamento? Não tem problema. Pode comprar uma pronta (é feita dentro de caixas). É bom lembrar que não são todos os resíduos que podem ser usados, algumas coisas como carnes vermelhas só vão atrapalhar o processo e atrair insetos. Por isso separamos os orgânicos que PODEM e NÃO PODEM ser usados.
Podem ser:
- Restos de cascas de frutas, legumes e verduras,
- Serragem de Madeira
- Saquinhos de chá e folhas
- Restos de Grãos e farinhas
- Pó de café, coador e erva de chimarrão,
- Resto de pão e biscoitos
Não podem:
- Carne ou Peixe
- Papel Higiênico ou fralda usados
- Lacticínios e gorduras
- Plásticos
- Remédios
- Ossos e espinhas
- Fezes e urina
- Cinzas e bitucas de cigarro
- Pedaços grandes de madeira, vidros e metais
Se ficar com alguma dúvida é só escrever aqui nos comentários que estamos a disposição para ajudar (=
Junte-se a nós, compartilhe esse conteúdo no seu Facebook. Acompanhe. Nos siga nas redes sociais, postamos dezenas de conteúdo, notícias sobre o meio ambiente, dicas sobre como lidar com os problemas do lixo em sua empresa, separação de resíduos e muito mais.